Como construir uma marca do zero

Construir uma marca do zero não é nada fácil e pode parecer um bicho de sete cabeças para algumas pessoas.


São muitos pontos a se pensar, desde resolver questões financeiras, encontrar novos colaboradores a lidar com toda a papelada. Inevitavelmente, a criação da marca acaba sendo postergada e começam a aparecer diversas perguntas.

O segredo está em tirar as ideias do papel e partir para a ação, mas por onde iniciar?

Neste artigo vamos te apresentar 10 perguntas essenciais para você construir uma identidade forte para sua empresa, seja para uma ideia inicial de negócio, para uma marca já existente que você deseja aperfeiçoar ou até mesmo se certificar de que você está seguindo os passos certos para firmar a sua marca.

Há algumas questões que você deve levar em conta no processo de adequação de um produto ou serviço antes de você criar a sua marca e até mesmo contratar um profissional para começar a desenvolver a identidade visual.


  1. Você sabe quem é o seu público-alvo? Com quem exatamente você quer falar?

  2. Quais sentimentos a sua marca deve despertar nas pessoas?

  3. Quem são seus concorrentes? Pesquise tanto os concorrentes diretos quanto os indiretos. Além disso, o que eles estão fazendo por aí?

  4. Que foco você quer dar para o seu negócio?

  5. Qual será a personalidade da sua empresa?

  6. Qual será o nome de batismo da sua empresa?

  7. Meu público-alvo vai se identificar com ela?

  8. Que aparência e cores você espera que estejam presentes na sua identidade visual?

  9. Que tipo de mensagem você quer passar com o seu slogan?

  10. E o logotipo? Que mensagem você quer transmitir?

O conceito de marca é a percepção de como as pessoas se identificam e interagem com a empresa. Aliás, as pessoas também têm marcas. Todos nós possuímos nome, rosto, estilo e forma de se expressar diferentes, e provocamos impressões únicas nas pessoas.

Da mesma maneira, as empresas dispõem de seus nomes, produtos, logotipos, cores, fontes, linguagem e reputação que devem coordenar. Esses componentes constituem a identidade das marcas e afetam como elas são percebidas pelos consumidores.

Por último, mas não menos importante: Análise SWOT!

Se você nunca ouviu falar sobre esta ferramenta, agora chegou a sua hora! Esta ferramenta auxilia na avaliação de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da sua empresa, a partir dela é possível fazer uma análise mais crítica sobre o cenário interno e externo que rodeiam o mercado onde você quer se inserir e seus principais diferenciais.

market of clay pots

Seguindo estes passos com certeza você estará no caminho certo para o lançamento da marca e a realização do seu sonho! Se planejar e fazer cada parte do processo com calma e perseverança é o que faz cada empreendedor se tornar grande.




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