Desafios do empreendedorismo que ninguém te conta.



Segundo o dicionário, empreender é buscar conquistar algo muito difícil. Mas no Brasil a vida do empreendedor brasileiro há alguns obstáculos que sempre estarão presentes em qualquer jornada empreendedora e que ninguém te conta!

Seja uma empresa grande ou pequena, todo empreendedor vai enfrentar intermináveis desafios e se você pensa que por seu o seu próprio chefe o trabalho será menor você está enganado!

Crise financeira, variações de consumo e mão de obra qualificada são alguns exemplos clássicos de obstáculos diários que os empreendedores passam e que por carência de foco, acabam não dedicando a atenção necessária para resolvê-los.

É, a vida de empreendedor não é nada fácil.

Mas não se desanime, neste artigo vamos abordar os principais desafios dos empreendedores que ninguém te fala! para você já se preparar e cair de cabeça no mundo do empreendedorismo.


1.Planejamento a longo prazo

Pensar além do presente é a maior habilidade que um empreendedor precisa ter, isso requer tempo, foco e dedicação para além de se planejar cumprir com os prazos e metas. Não é fácil inventar o futuro.


2. Gestão de pessoas

A principal dificuldade segundo os empreendedores é a formação de líderes para a empresa, ou seja, pessoas qualificadas e de confiança que consigam trabalhar junto. Até mesmo grandes negócios enfrentam este desafio.

A comunicação é um ponto essencial para a gestão dos colaboradores da sua marca, assim, a liderança e flexibilidade terão que ser exercidas para o crescimento do seu empreendimento.


3. Gestão de Financeira

Pensar nas finanças já é complicado, agora imagine nos tempos de crise, esta questão acaba se tornando um desafio bem maior.

Por isso, anote tudo que entra e sai de dinheiro na sua empresa e faça os cálculos por semana ou mês do seu fluxo de caixa, assim você saberá como seu negócio realmente está indo e quais investimentos estão trazendo mais retorno.


4. Burocracia (Jurídico e regulação)

Criar uma conta em uma rede social para vender seus produtos é ótimo, mas se você deseja abrir uma marca séria, fazer a parte burocrática de registro é um grande passo.

O maior obstáculo apontado pelos Empreendedores Gerais na área Jurídica e de regulamentação são os impostos. Por este motivo, muitas pessoas têm receio de regulamentar suas empresas, mas lembre-se de que desta forma você vai evitar muitas dores de cabeças futuras.

Apesar de tantos desafios, não perca as esperanças, a vida de um empreendedor tem seus altos e baixos e com certeza com foco e disciplina você conseguirá superar todos os empecilhos que vierem em seu caminho.


Olá, que bom ver você por aqui!

Você quer ficar por dentro de todas as novidades do Mercado Óptico? 

Se inscreva na nossa Newsletter!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest