Aprenda a recomendar o tipo de óculos ideal para o formato de rosto do seu cliente

No momento em que o cliente entra em contato com você com o propósito de escolher um par de óculos de sol ou de grau novos, ele já pode ter em mente um modelo ou estar buscando tendência. Seja qual for sua ideia inicial, é certo que o papel do vendedor reside em auxiliar o consumidor a fazer uma escolha precisa, levando em consideração o formato do rosto do cliente e também os atributos que são buscados nos óculos.


Cada formato de rosto possui especificidades e modelos que ajudam a contrastar com as características e dar mais harmonia às escolhas. Ao comprar óculos no atacado, é necessário lembrar-se de selecionar modelos diferentes a cada pedido, para que todos os públicos sejam atendidos e você tenha diversos tipos de óculos para revenda.

Conheça abaixo os formatos de rosto e os modelos de óculos mais indicados para cada um:


Óculos para rosto redondo

O rosto redondo combina com óculos quadrados e retangulares.

Na hora de indicar os melhores modelos para seus clientes, ofereça modelos que tenham armações levemente angulosas e evite as lentes arredondadas.





Óculos para rosto triangular

O rosto triangular também é chamado de rosto no formato pêra e uma de suas principais características está na mandíbula mais larga que a testa.

Para clientes com este formato de rosto, os óculos ideais são aqueles que apresentam a armação com largura semelhante ao maxilar ou até maiores. Ou seja, são indicados óculos com shapes mais ousados e chamativos. Uma boa escolha para este formato de rosto são os óculos no estilo aviador.



Óculos para rosto oval

Os óculos que mais se encaixam no rosto oval são aqueles de tamanho médio, mas os formatos ficam a critério do cliente. Este formato de rosto vai bem com shapes retangulares e também redondos.

Por ter proporções mais simétricas entre testa e mandíbula, o rosto oval fica bem com a maioria dos modelos de óculos de sol.


Óculos para rosto quadrado

Este formato de rosto combina com óculos de sol que apontam para cima, que possuem detalhes na haste ou algum diferencial na parte superior dos óculos. A escolha ajuda a equilibrar o formato quadrado do rosto com o shape dos óculos, harmonizando a imagem geral.




Dica extra:

Vá além da pergunta básica sobre qual é o tipo de óculos que seu cliente deseja. Pergunte para qual ocasião ele busca os óculos e aprofunde o assunto (se houver abertura para isso). Entenda suas preferências sobre tipos de materiais favoritos, cores, formatos e seja criativo para criar conexões com os clientes.


Por exemplo: suponha que um cliente está buscando óculos de grau e não sabe qual modelo procurar, afinal, já tem um bom tempo que não troca de óculos. Aproveite para perguntar qual a profissão, se prefere algo mais básico ou contemporâneo e diferente dos óculos anteriores. Diga quais são as escolhas mais procuradas para perfis parecidos com o deste cliente e não se esqueça de unir estas dicas com a combinação do que mais se adequa ao formato do rosto do cliente em questão. Sem dúvidas, da próxima vez que precisar de óculos personalizados (seja de sol ou de grau), ele ficará feliz em recorrer a você ou indicar seus serviços a outras pessoas.


Olá, que bom ver você por aqui!

Você quer ficar por dentro de todas as novidades do Mercado Óptico? 

Se inscreva na nossa Newsletter!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest